BIOMATERIAIS

BETAPRO

betapro

BETApro® é um substituto ósseo osteocondutor, que é composto por beta-tricálcio fosfato (beta-TCP) de alta pureza. BETApro® deve ser usado como substituto ósseo em cavidades ou espaços vazios que necessitem de regeneração óssea (resultante de cirurgia, trauma ou processo degenerativo). Uma vez implantado, o BETApro® fornece uma estrutura de suporte que estimula a formação de osso. O BETApro® então é reabsorvido e mais tarde substituído por osso natural durante o processo de regeneração. O BETApro® é fornecido em grânulos e blocos que possuem estrutura semelhante à do osso humano. A estrutura porosa interligada do BETApro® atua como uma matriz osteocondutora para o crescimento de células ósseas e de vasos sanguíneos.

PUREZA

O BETApro® é um material sintético de altíssimo grau de pureza (99%), para aplicação como substituto ósseo em operações de implante ou reposição de perda óssea. A fase pura que compõe o BETApro® é o Beta-Tricálcio Fosfato (B-TCP) pertencente à família das apatitas conhecida por sua semelhança com as diversas formas de matrizes minerais ósseas humanas.

ESTABILIDADE

No início da regeneração, no processo inflamatório, o material deve permanecer estável. Não deve quebrar, dissolver-se e perder estabilidade devido à ação de fluídos e células locais. A microestrutura do BETApro® provinda de sua alta cristalinidade foi projetada para resistir a essa ação do sistema local nos primeiros dias, evitando assim desintegração prematura em micropartículas, impedindo a atividade dos macrófagos que intensificam reações de defesa imunológica prejudicando e retardando a regeneração óssea. A Figura 1 ilustra a microestrutura dos grãos sinterizados o que confere maior estabilidade ao enxerto.

POROSIDADE

No BETApro® a estrutura cristalina e química dos grãos, bem como sua porosidade (20 a 600um), foram projetadas para se assemelhar aos componentes de fosfato de cálcio que compõe a matriz mineral do osso humano. Essa faixa de porosidade garante que os grãos não tenham uma absorção prematura pela ação dos macrófagos e cria um ambiente favorável para a ancoragem e proliferação de osteoblastos. A morfologia de superfície (Figura 2) favorece a permeação dos fluídos biológicos em toda a superfície enxerto.

INDICAÇÕES

 – O enxerto ósseo BETApro® é indicado para o preenchimento e restauração dos defeitos ósseos nos seguintes casos:
 – Reconstruções Bucomaxilofacial;
 – Preenchimento das cavidades ósseas de regiões decorrentes de lesões, doenças degenerativas e perdas ósseas;  – Preenchimento de crista alveolar decorrentes de atrofias;
 – Alargamento do seio e base do seio maxilar;
 – Defeitos após remoção cirúrgica e osteotomias corretivas;
 – Lesões intra-ósseas periodontais;
 – Lesões periapicais;
 – Substituto de defeitos ósseos cirúrgicos não infectados;
 – Cirurgia plástica e reconstrutiva seja de fragmentos removidos cirurgicamente ou áreas lesadas;
 – Pseudoartroses, artrodeses inclusive vertebrais;
 – Operações de implantes como substituto ósseo.

SOLUBILIDADE

Com a ação degradativa e oxidativa dos fluídos biológicos e células progenitoras ósseas, o método de síntese do BETApro® garante uma solubilidade homogênea ao longo de todo o enxerto criando um gradiente constante de íons, cálcio e fósforo utilizados no anabolismo das células ósseas formando a matriz extracelular mineralizada (osso neoformado).

REFERÊNCIA E DESCRIÇÃO

BIOMBETA10F Beta – Pro GRAN 150-500UM – 1,0 GR  (Grânulos Finos em embalagem de 1,0 grama)

BIOMBETA05 Beta – Pro GRAN 150-500UM – 0,5 GR (Grânulos Finos em embalagem de 0,5 grama)

BIOMBETA10 Beta – Pro GRAN 500-1000UM – 1,0GR (Grânulos Grosso em embalagem de 1,0 grama)